Fábulas

O vento e o sol

O vento e o sol estavam disputando qual dos dois era o mais forte.De repente, viram um viajante que vinha caminhando. – Sei como decidir nosso caso. Aquele que conseguir fazer o viajante tirar o casaco, será o mais forte. Você começa!- propôs o sol, retirando-se para trás de uma nuvem. O vento começou a…

Continue Lendo

O menino e os pregos

Havia um menino que tinha um caráter muito, mas muito ruim. Um dia o seu pai lhe deu um saco com pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a calma que ele cravasse um prego na cerca atrás da casa. O primeiro dia, a criança pregou 37 pregos na cerca. No dia seguinte,…

Continue Lendo

O vestido azul

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina frequentava as aulas da escolinha local no mais lamentável estado: suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. Assim raciocinou o mestre: “é uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada…

Continue Lendo

O fazendeiro, seu filho e o burro

Um fazendeiro e seu filho viajavam para o mercado, levando consigo um burro. Na estrada encontraram algumas moças salientes, que riram e zombaram deles: – Já viram que bobos? Andando a pé, quando deveriam montar no burro! O fazendeiro então ordenou ao filho: – Monte no burro, pois não devemos parecer ridículos. O filho assim…

Continue Lendo

A raposa e o leão vaidoso

A raposa sempre foi muito esperta. Um dia quis provar que era melhor que o leão e foi até ele discutir sobre o assunto. – Senhor Leão, estive pensando e cheguei à conclusão que sou melhor que o senhor; da última vez que procriei tive três lindos filhotes e, pelo que sei, o senhor é…

Continue Lendo

A carroça vazia

Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou: – Além do cantar dos pássaros, você esta ouvindo mais alguma coisa? Apurei os auvidos alguns segundos e respondo: – Estou ouvindo um barulho de carroça….

Continue Lendo

A festa no céu

Entre os bichos da floresta, espalhou-se a notícia de que haveria uma festa no céu. Porém, só foram convidados os animais que voam. As aves ficaram animadíssimas com a notícia, começaram a falar da festa por todos os cantos da floresta. Aproveitavam para provocar inveja nos outros animais, que não podiam voar. Um sapo muito…

Continue Lendo

As três árvores

Havia, no alto da montanha três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse: – Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada. A segunda olhou para o riacho e suspirou: – Eu quero ser…

Continue Lendo

A gansa dos ovos de ouro

Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua gansa tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo: – Veja! Estamos ricos! Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço. Na manhã seguinte, a gansa tinha posto outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a…

Continue Lendo

O rato e a ratoeira

Numa planície da Ática, perto de Atenas, morava um fazendeiro com sua mulher; ele tinha vários tipos de cultivares, assim como: oliva, grão de bico, lentilha, vinha, cevada e trigo. Ele armazenava tudo num paiol dentro de casa, quando notou que seus cereais e leguminosas, estavam sendo devoradas pelo rato. O velho fazendeiro foi a…

Continue Lendo

A galinha ruiva

Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho…

Continue Lendo

Os viajantes e o urso

Um dia dois viajantes deram de cara com um dos animais mais perigosos daquela floresta, um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia consguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha,…

Continue Lendo

O lobo e o cordeiro

Estava o cordeiro a beber num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado , de horrendo aspecto. — Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? — disse o monstro arreganhando os dentes. Espere, que vou castigar tamanha má-criação! O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência: — Como posso turvar a água…

Continue Lendo

A lebre e a tartaruga

No mundo dos animais vivia uma lebre muito orgulhosa e vaidosa, que não cessava de falar que era a mais veloz e se gabava disso, diante da lentidão da tartaruga. “Lá vem dona tartaruga, vem andando sossegada, vou sair da frente dela pra não ser atropelada!” Cantava debochando a lebre da pobre tartaruga. Um dia,…

Continue Lendo

A assembléia dos ratos

Os Ratos resolveram organizar um conselho com a intenção de decidir qual seria a melhor estratégia, para que pudessem saber com antecedência, quando o inimigo deles, nesse caso o Gato, estava por perto. E Dentre as muitas ideias que foram apresentadas, uma delas, que logo foi aprovada por unanimidade, sugeria que um sino ou guizo…

Continue Lendo

A raposa e as uvas

Uma Raposa, morta de fome depois de um jejum não intencional, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de exuberantes Uvas negras, e o mais importante, maduras. Não pensou duas vezes, e depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher seu alimento….

Continue Lendo

A menina do leite

A menina era só alegria. Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha. Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça. Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata. A menina também, não conseguia parar de pensar. “Vou…

Continue Lendo

A velha e suas criadas

Uma viúva econômica e zelosa tinha duas empregadas. As empregadas da viúva trabalhavam, trabalhavam e trabalhavam. De manhã bem cedo tinham que pular da cama, pois sua velha patroa queria que começassem a trabalhar assim que o galo cantasse. As duas detestavam ter que levantar tão cedo, especialmente no inverno, e achavam que se o…

Continue Lendo

A raposa e a cegonha

Um dia a raposa foi visitar a cegonha e convidou-a para jantar. Na noite seguinte, a cegonha chegou a casa da raposa. – Que bem que cheira! – disse a cegonha ao ver a raposa a fazer o jantar. – Vem, anda comer. – disse a raposa, olhando o comprido bico da cegonha e rindo-se…

Continue Lendo

A coruja e a águia

Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes. — Basta de guerra — disse a coruja. — O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra. — Perfeitamente — respondeu a águia. — Também eu não quero outra coisa. — Nesse caso…

Continue Lendo