Frases de José Saramago

Frases Frases de José Saramago

Selecionamos as melhores frases famosas de José Saramago para você se inspirar ou compartilhar nas redes sociais.

Estamos nas mãos de corporações desenfreadas que não têm outra ideia em mente que não seja o lucro rápido e a exploração destruidora.

José Saramago


Nós vivemos num mundo que Marx não conheceu, vivemos num mundo vigiado, somos vigiados. Acabou-se a privacidade. Se a vida privada, de alguma forma, acabou, a consciência privada, para usar o mesmo termo, sofreu um atentado similar. A liberdade, e agora falo da liberdade de consciência, por vezes arrisca-se a converter-se em algo utópico, com muito pouco conteúdo.

José Saramago


Tudo neste mundo, ou quase tudo, é regido por duas palavras: mandar e matar. Há que quebrar essa lógica.

José Saramago


Sim. Os tempos são outros, mas os homens são os mesmos...

José Saramago


Não tenha medo. Só quero dizer que aquilo que cada um de nós tiver de ser na vida, não o será pelas palavras que ouve nem pelos conselhos que recebe. Teremos de receber na própria carne a cicatriz que nos transforma em verdadeiros homens. Depois, é agir...

José Saramago


Nem tudo o que parece, é, nem tudo o que é, o parece ser. Mas entre o ser e o parecer há sempre um ponto de entendimento, como se ser e parecer fossem dois planos inclinados que convergem e se unem. Há um declive, a possibilidade de escorregar nele, e, assim acontecendo, chega-se ao ponto em que, ao mesmo tempo, se contacta com o ser e o parecer.

José Saramago


Não, a imortalidade não existe, homem! É um disparate pensar que uma obra literária é imortal, ou que pelo facto de teres escrito uns livros te tornaste de alguma maneira imortal.

José Saramago


Sou escritor, quer dizer, escrevo, tenho o privilégio infinito de viver daquilo que escrevo. E não sei se há mais alguma coisa para contar.

José Saramago


Diz-se sempre que uma imagem vale mais que mil palavras, mas isso não é certo. Uma imagem tem limites, o enquadramento despreza o que dele está fora. O que não vemos numa fotografia pode ajudar a entender o que está na imagem.

José Saramago


Não mudaremos a vida se não mudamos de vida. Há que perder a paciência.

José Saramago


Vivemos num sistema de mentiras organizadas, entrelaçadas umas nas outras. E o milagre é que, apesar de tudo, consigamos construir as nossas pequenas verdades, com as quais vivemos, e das quais vivemos.

José Saramago


O tempo das verdades plurais acabou. Agora vivemos no tempo da mentira universal. Nunca se mentiu tanto. Vivemos na mentira, todos os dias.

José Saramago


As pessoas gostam de ser convencidas de que dois mais dois são cinco. E se aparece alguém a dizer que são quatro, é um herege. Ou um desmancha-prazeres. Sobretudo, um desmancha-prazeres.

José Saramago


Perdemos a capacidade de indignar-nos. De contrário o mundo não estaria como está.

José Saramago


Somos muito mais filhos do tempo em que nascemos e vivemos, que do lugar onde nascemos.

José Saramago


Todos somos feitos de ruindade e indiferença.

José Saramago


O cão é uma espécie de plataforma onde os sentimentos humanos se encontram.

José Saramago


A palavra de que eu gosto mais é não. Chega sempre um momento na nossa vida em que é necessário dizer não. O não é a única coisa efetivamente transformadora, que nega o status quo.

José Saramago


Eu sou tão pessimista que acho que a humanidade não tem remédio. Vamos de desastre em desastre e não aprendemos com os erros.

José Saramago


Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.

José Saramago