Passado

Quando olho para trás percebo que o passado só serviu para aprendizado. Gostosas lembranças de minha juventude, amargas decepções de pessoas em que depositei confiança. Experiências acumuladas com acertos e erros. Em resumo foi isso.

Nenhuma novidade, né? Acho que contigo não foi muito diferente.

O tempo, senhor do Universo, me mostrou que o passado só faz parte da história que construímos e das experiências que vivenciamos.
Crescemos com ele. Evoluímos.

Aprendemos como não se faz e edificamos um altar de momentos inesquecíveis. Alguns, a bem da verdade, precisamos esquecer. Cultivar mágoa é darmos vida à má água. Uma energia que só nos faz adoecer e entristece, afinal somos 70% líquido.

Hoje posso afirmar que nossa vida é o que construímos não o que lamentamos. Lamentar é sofrer duplamente. O fato e a lembrança.

É muito bom poder afirmar que quando olho para o passado tenho a sensação e a certeza de estar vendo outra pessoa. É impressionante como consigo deixar de lado, colocar distante de mim, as coisas ruins do meu tempo anterior. Quando descobri isso, esta magia de abandonar o ruim, percebi que só me fez bem.

Nós não somos a nossa mente, nem os nossos fatos passados. Nós efetivamente somos o nosso presente.

Nossa mente foi. Hoje ela é o que permitirmos que seja. É obvio que depende de nós admitirmos esta verdade.

Ao aceitarmos isso, conseguimos criar, a cada novo dia, um novo futuro e um presente distante de sentimentos que a nada servem.

É preciso que trabalhemos nossa mente ao nosso favor e não contra. É ela que julga, deprecia, contesta e até aceita. Somos sua vítima.

Como fazer?

Escutá-la, mas nunca permitir que ela decida por nós. Ela está contaminada pelas nossas experiências passadas. Quem diz que o novo será igual?

Quem pode afirmar que os fatos irão se repetir se as variáveis são completamente diferentes. As pessoas podem ser as mesmas, mas já pensam e atuam de forma diferente. Portanto tudo é novo. Ter isso em mente muda a nossa vida.

Quantas vezes você já ouviu?

Tentei isso mas não deu certo…

Saber usar o passado é o começo de toda a mudança que você, eu e nossos amigos desejamos fazer. Aqui inicia todo um processo de Vida Nova.

É fundamental adquirirmos cultura e aprendermos novos ensinamentos e filosofias, mas é mais importante o que fazemos com o que adquirimos de bagagem cerebral.

Dias atrás pedi ao meu mestre para saber mais. Estava sedento de conhecimento. Ele me olhou fundo nos olhos e disse:

Você já sabe muito, é preciso aplicar o conhecimento que recebeu. Não adianta conhecer muito, selecionar as coisas que mais gosta e aplicar.

Você só vai aprender quando exercitar o que não gosta. Não se permita contaminar pelos fatos do passado. Domine a sua mente. Perdoe. É errado só rezar e não aplicar a bondade. Não é Deus que muda as coisas. É você.

Tudo soou como uma granada em minha cabeça.

É preciso praticar o que se sabe, pensei na sequência…

Fácil?

Claro que não. Mas é assim que funciona.

Não devemos ser reféns de nossos pensamentos e de nossas atitudes passadas. Afinal, o minuto que iremos viver agora é novo, depende de nós, exclusivamente de nós, a qualidade que pretendemos dar a ele.

Comentários