55 frases de Rubem Alves que ensinam sobre vida e educação
Rubem Alves é um dos grandes nomes brasileiros quando se trata de educação. Está ao lado de Paulo Freire como um dos principais pedagogos do Brasil. Ele era também psicanalista, educador, teólogo e escritor. Suas falas e escritos têm muito a ensinar. Assim, confira as melhores frases de Rubem Alves e aprenda com o seu legado!
Frases de Rubem Alves que tocam o coração de quem lê
Deus existe para tranquilizar a saudade.
A esperança é uma droga alucinógena.
Todo mundo quer aprender a falar, mas ninguém quer aprender a ouvir.
Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas, porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno.
Infinitamente belo, insuportavelmente efêmero.
Os olhos são as lâmpadas do corpo. Quando a luz dos olhos é colorida, o mundo vira um arco-íris.
Toda alma é uma música que se toca.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Educar não é ensinar as respostas. Educar é ensinar a pensar.
Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.
A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.
A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.
Um único momento de beleza e amor justifica a vida inteira.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos. Quero a essência. Minha alma tem pressa.
A paixão só se contenta com o eterno.
Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.
Buscamos, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe.
Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.
Uma pessoa é bela não pela beleza dela, mas pela beleza nossa que se reflete nela.
O desejo que move os poetas não é ensinar, esclarecer, interpretar. Essas são coisas da razão. O seu desejo é mágico: fazer soar de novo a melodia esquecida. Mas isso só acontece pelo poder do sangue do coração humano.
Cartas de amor são escritas não para dar notícias, não para contar nada, mas para que mãos separadas se toquem ao tocarem a mesma folha de papel.
A gente ama não a pessoa que fala bonito. Mas sim, a pessoa que escuta bonito.
Meu único desejo, meu tema musical, meu diamante é a educação.
Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer.
A saudade não deseja ir para a frente. Ela deseja voltar.
Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata.
Há certas coisas que não podem ser ajustadas. Tem que acontecer de dentro pra fora.
Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido!
Toda separação é triste. Ela guarda memória de tempos felizes (ou de tempos que poderiam ter sido felizes...) e nela mora a saudade.
O tempo se mede com batidas. Pode ser medido com as batidas de um relógio ou pode ser medido com as batidas do coração.