Reflete nisso

Na vida não temos como ter a garantia que acordaremos e teremos um dia só de acontecimentos agradáveis. Quantas vezes, iniciamos nosso dia repletos de esperanças e acreditando poder vencer qualquer desafio? Mas aí um imprevisto chega, modificando nosso ânimo e escrevendo um enredo repleto de preocupações.

Realmente não temos como controlar todas as situações e desenhar apenas paisagens de harmonia em nosso cotidiano. Agora se não temos como abolir todos os problemas, detemos o poder de a qualquer momento parar, refletir e mudar os passos, descobrindo um novo caminho. Para tanto, é necessário que invistamos cada vez mais em nosso íntimo.

Atualmente nos empenhamos em adquirir novos conhecimentos, matriculamo-nos em diversos cursos, colecionamos títulos, mas ainda não nos sentimos capazes de mergulhar em nossa alma para auscultá-la.

Claro que a vida material é importante e principalmente imprescindível para nosso crescimento espiritual, todavia, não podemos jamais supervalorizá-la a ponto de deixar para trás os verdadeiros valores que nos ajudariam na nossa ascensão. E esses valores encontram-se dentro de nós.

Não teremos a solução imediata para todas as nossas aflições, portanto, é fundamental a paciência que nos permite observar todos os aspectos. Além disso, podemos estar a viver uma situação de grandes provações, mas se nosso íntimo estiver fortalecido, não tombaremos no desespero nem tampouco na descrença.

Mas como podemos encontrar tal estado de serenidade, se ao nosso redor resistem as adversidades? Começando por vigiar nossos pensamentos, afinal, a mente pode ser poderosa aliada para superarmos as dificuldades ou terrível inimiga que apenas nos conduz a mais completa escuridão.

Como nos sentirmos preparados para enfrentar as provas, mesmo as mais complicadas, se já virou um hábito a repetição mental de que não somos capazes?

Até almejamos pelo auxílio celestial, mas adotando uma postura de descrença, implantando imensa muralha de ideias nocivas, como iremos perceber a constante ajuda que chega?

Vigiemos nossa mente para que não percamos energia preciosa em imagens doentias e que não correspondem à realidade.

Se tudo realmente estivesse perdido, onde estaria a misericórdia divina que tanto ouvimos falar? Certamente a cada dia, o Pai nos concede incontáveis oportunidades de regeneração, mas nos sufocando com pensamentos de medo, dúvida e melancolia fica praticamente impossível enxergar qualquer salvação.

Não é porque uma porta se fechou ou um desafio ganhou dimensões gigantescas que vamos nos apavorar, ou pior, nos entregar a desatinos que só nos confundem mais.

O melhor remédio nessas horas é o diálogo sincero com a Providência Divina que saberá acalmar e fortalecer nosso íntimo.

Onde quer que estejamos, a viver qual for a situação, nunca nos faltará a companhia dos abnegados emissários do Senhor.

Mas não esqueçamos de também analisar nossa conduta, muitas vezes na hora da angústia até nos entregamos à prece, suplicando por uma luz que nos liberte da escuridão, todavia, quando chega a hora de também fazermos a nossa parte, permanecemos de braços cruzados, a aguardar a intercessão divina.

Sem caminhar jamais chegaremos a um novo horizonte. Estamos a atravessar período conturbado? Não nos tranquemos com o desespero, porque essa escolha só agrava os problemas.

Nossos esforços parecem em vão e os infortúnios só aumentam? Permaneçamos na fé, afinal desconhecemos os desígnios do Pai e o que aos olhos pode parecer ruína, em verdade, representa recomeço.

Quando estivermos no limite de nossas forças, sendo difícil controlar a raiva, não optemos jamais por atos impensados, porque esses desequilibrariam ainda mais nosso Espírito, mantendo-nos cada vez mais longe da paz.

Seja qual for a circunstância que se apresente não nos façamos prisioneiros da revolta nem da inércia. Confiança sim e sempre aliada à coragem!

Confiança para buscarmos Jesus para nossa vida, para sentirmos o seu amor e renovarmos nosso coração. Há quanto tempo nosso íntimo aguarda por higienização? Quantos sentimentos já não são mais necessários?

Busquemos Jesus para fazermos brotar pensamentos de alegria, esperança e determinação em nossa mente, desse modo, não nos sentiremos mais fracos ou perdidos, mas sim, reconheceremos o imenso potencial que está adormecido em nosso íntimo.

Jesus despertará nossa força, nos trará um novo ânimo e nos ensinará que hoje estamos a colher as sementes que ontem plantamos, mas ao invés de remorso, chegou a hora de nova semeadura.

E Jesus está a oferecer tanto as sementes como as ferramentas.

Coragem!

Sim, coragem para pegar no arado e caminhar ao lado de Jesus, semeando os frutos que no amanhã alimentarão nosso Espírito.

Coragem para atravessar os dias nublados, afinal, o plantio da renovação não pode cessar, é constante e lembremos que começa sempre de dentro para fora.

Como visualizar nova atmosfera insistindo em respirar o ar poluído de pensamentos e sentimentos conturbados?

Reflete nisso! Mas não com os habituais pensamentos de fracasso.

Já parou para analisar que é filho do Criador e que Ele lhe deu a bênção da vida? Ele acreditou em sua luz. E Jesus, Amado Mestre, reforçou dizendo: sois deuses.

Por que ainda desconfia do seu poder de renovação? Renasceu para superar fraquezas e fazer a sua luz brilhar.

Não se sente desmotivado se muitas são as lutas, renova suas esperanças no amor de Jesus!

Segura na mão Dele nos instantes em que se sentir muito frágil. Ele está contigo e sempre estará!

Confia, não desanima, persevera, nada tema, mas acredita, traçando dia a dia, os passos da sua reforça íntima.

Segue adiante, sempre com Jesus!

Brilhe a vossa luz! E lembra que de mãos dadas com Jesus, muito ela brilhará, afinal com o Mestre em nossas vidas, nada é impossível, não existe trevas e muito menos derrotas.

Reflete sobre isso…

Comentários