A bicicleta de Deus

Numa noite quente de verão, um jovem foi falar com um velho sábio:

– Mestre, como posso ter a certeza de que eu estou a gastar a minha vida direito? Como posso ter a certeza de que tudo o que faço é o que Deus me pede para fazer?

O velho sábio sorriu satisfeito e disse:

– Uma noite fui dormir com o coração muito aflito, pois estava a tentar, sem sucesso, responder a estas perguntas. Foi então, que tive um sonho… Sonhei com uma bicicleta com dois selins. Vi que a minha vida era como andar numa bicicleta para duas pessoas: uma bicicleta tandem.

– E vi que Deus ia sentado no selim, atrás de mim e me ajudava a pedalar… Mas aconteceu que Deus me disse para trocar de lugar. Eu concordei, mas a partir desse momento a minha vida nunca mais foi a mesma: Deus tinha transformado a minha vida.

– Mas… O que aconteceu desde que trocamos de lugar? Percebi que quando eu estava a dirigir, eu sabia o caminho. E tudo era descontado, chato e previsível. Mas quando Deus começou a guiar, tudo era diferente… Ele conhecia lindos atalhos e subia as montanhas, por lugares rochosos em alta velocidade… Eu continuava sentado no selim. Tudo era maravilhoso! O vento no rosto, e Deus continuava a dizer: pedala, pedala! Às vezes fiquei preocupado, e quando perguntei “Senhor, mas para onde me estás a levar?” Ele apenas sorriu e não respondeu. Entretanto, eu não sei como, comecei a confiar.

– Logo esqueci a minha vida chata e entrei na aventura e quando eu dizia “Senhor, estou com medo”, Ele voltava-se para trás, tocava na minha mão e imediatamente uma grande serenidade substituía o medo. Ele levou-me….

– Algumas pessoas deram-me presentes para levar comigo ao longo do caminho, na minha viagem, ou seja, de Deus e minha. E partimos. Deus disse-me: “Entrega os presentes… São bagagem a mais, muito peso”. Então, comecei a dar os presentes às pessoas que encontrávamos, e percebi que em dar presentes era eu que recebia, e o nosso fardo era mais leve.

– No começo não confiava Nele a comandar a minha vida. Pensei que me levaria ao desastre. Mas Ele conhecia os segredos da bicicleta, sabia como incliná-la nas curvas fechadas, pular para superar lugares cheios de pedras, voar para encurtar os caminhos difíceis. E estou a aprender a ficar calado… E a pedalar nos lugares mais estranhos, e já aprecio o panorama ao redor e a brisa fresca no rosto com um companheiro de viagem maravilhoso, como é Deus. E quando tenho a certeza de não aguentar mais para seguir em frente, não consigo avançar.

– Ele apenas sorri e diz-me: “Não te preocupes, Eu guio, tu pedala”!

É uma história que nos encoraja ao abandono confiante nos braços de Deus. A vida é como pedalar numa bicicleta. Tu só cais se parares de pedalar! Seja inteligente: põe a tua vida nas mãos de Deus e deixa-te guiar.

Comentários