Estudando demais

Já percebeste que dia lindo fez ontem, que sol maravilhoso apareceu no céu? É, o sol, aquele astro em torno do qual giram nove planetas do nosso sistema em órbitas elípticas, mas que também é fonte de luz, calor e alegria, um verdadeiro convite para sair, ir à piscina ou à praia? Consegues, alguma vez, lembrar-te que o sol existe, com exceção das vezes em que lês o nome dele nalgum tratado de física, biologia ou astronomia?

E a lua… Lua? É, viste que lua maravilhosa fez ontem à noite? Pois é, estou a falar da lua dos amantes, aquele círculo branco e cheio que preenche as noites com luz e beleza, e não daquele satélite natural que, por força da sua massa, altera as marés e, dizem, até os humores da humanidade.
Acho que estás a estudar as equações erradas. Estás mais fanática(o) pelos cadernos do que os ursos pelas cavernas. A diferença – a favor dos ursos, diga-se de passagem – é que eles só hibernam no inverno, enquanto essa tua fúria em devorar livros não respeita estação alguma.

Querida(o), a tua matemática, as tuas ciências todas reunidas, de nada vão valer se insistires em viver com elas nesse clima de total intimidade. Vem para junto de mim ou pelo menos usufrui, participa de algum convívio, pois todo esse conhecimento que adquires só terá valor se puder ser partilhado. Aliás, como tudo o que há de bom e útil no mundo!

Admiro muito essa tua obstinação em estudar e aprender, mas não te esqueças de tentar perceber outros valores tão nobres quanto, pois o maior saber é aquele que nos faz viver de forma mais humana e feliz!

Comentários