Frases de Oscar Niemeyer

Frases Frases de Oscar Niemeyer

Selecionamos as melhores frases famosas de Oscar Niemeyer para você se inspirar ou compartilhar nas redes sociais.

Quando uma forma cria beleza tem na beleza sua própria justificativa.

Oscar Niemeyer


A gente tem é que sonhar, senão as coisas não acontecem.

Oscar Niemeyer


De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte.

Oscar Niemeyer


Enquanto houver miséria e opressão, ser comunista é a nossa decisão.

Oscar Niemeyer


Vocês vão ver os palácios de Brasília, deles podem gostar ou não, mas nunca dizer terem visto antes coisa parecida.

Oscar Niemeyer


Quando eu faço o projeto, a gente pensa que a decoração é uma coisa qualquer, que não tem grande importância para a arquitetura, mas ela é suficiente para destruir a arquitetura. Os que fazem decoração não compreenderam até hoje que o importante na decoração são os espaços vazios, os espaços entre um grupo e outro. Então, enchem de móveis e fica uma merda.

Oscar Niemeyer


A vida nos leva pra onde ela quer. Cada um vem, escreve sua historinha e vai embora. Não vejo segredo em levar a vida.

Oscar Niemeyer


Não há nada mais importante que a mulher, o resto é bobagem. É ou não é?

Oscar Niemeyer


Alcançar essa idade é uma merda, mas é bom.

Oscar Niemeyer


O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar.

Oscar Niemeyer


Nem meus amigos, que me ajudaram muito, como o JK, entendiam. As pessoas viam os projetos e diziam: 'Que bonito!' Mas não estavam entendendo nada.

Oscar Niemeyer


Meu trabalho não tem importância, nem a arquitetura tem importância pra mim. Para mim o importante é a vida.

Oscar Niemeyer


Cem anos é uma bobagem, depois dos 70 a gente começa a se despedir dos amigos. O que vale é a vida inteira, cada minuto também, e acho que passei bem por ela.

Oscar Niemeyer


O trabalho me distrai. Na minha idade a gente não pode ficar desocupado, que só pensa besteira.

Oscar Niemeyer


A gente quer se informar melhor sobre tudo, aprender outras coisas. O importante é a pessoa ser curiosa. Não é um interesse de um intelectual, é um interesse de um sujeito normal que sente a vida, que é solidário, que acha que o mundo pode ser melhor, que um dia o homem possa ter prazer em ajudar o outro, é isso que é a generosidade num certo sentido.

Oscar Niemeyer


O governo Lula pela primeira vez deixou o povo brasileiro sorrir um pouco.

Oscar Niemeyer


Não entendo quem tem medo dos vãos livres. O espaço faz parte da arquitetura.

Oscar Niemeyer


A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples.

Oscar Niemeyer


A Arquitetura não muda nada. Está sempre do lado dos mais ricos. O importante é acreditar que a vida pode ser melhor.

Oscar Niemeyer


Acho muito bom a pessoa se recolher e ficar pensando em si mesma, conversando com esse ser que tem dentro dela, que é nosso sósia, né? Eu converso com ele a vida inteira.

Oscar Niemeyer


Acho que escola de samba deveria servir, às vezes, como veículo de protesto, para cantar os anseios da gente pobre. Afinal, os sambistas que descem do morro divertem a burguesia que bate palmas, acha fantástico, mas no dia seguinte tudo esquece.

Oscar Niemeyer


A Humanidade precisa de sonhos para suportar a miséria, nem que seja por um instante.

Oscar Niemeyer


Como explicar que cruzar os braços é um problema e que a vida dura só um minuto?

Oscar Niemeyer


Nunca me calei. Nunca escondi minha posição de comunista. Os mais compreensíveis que me convocam como arquiteto sabem da minha posição ideológica. Pensam que sou um equivocado e eu penso a mesma coisa deles. Não permito que ideologia nenhuma interfira em minhas amizades.

Oscar Niemeyer


Como o tempo tenta nos enfraquecer!

Oscar Niemeyer


Compreendo a crítica de arte, muitas vezes justa e honesta, mas sou de opinião que o arquiteto deve conduzir seu trabalho de acordo com as próprias tendências e possibilidades, aceitando-a sem revolta ou submissão, sabendo-a não raro justa e construtiva, mas sempre sujeita a uma comprovação que somente o tempo pode estabelecer.

Oscar Niemeyer


A direita quer manter este clima de poder, de injustiça social e de subserviência ao império norte-americano.

Oscar Niemeyer


A gente precisa sentir que a vida é importante, que é preciso haver fantasia para poder viver um pouco melhor.

Oscar Niemeyer


Desejo ver um mundo melhor, mais fraternal, em que as pessoas não queiram descobrir os defeitos das outras, mas sim, que tenham prazer de ajudar o outro.

Oscar Niemeyer


Conjunto da Pampulha: Era um protesto que eu levava como arquiteto, de cobrir a igreja da Pampulha de curvas, das curvas mais variadas, essa intenção de contestar a arquitetura retilínea que então predominava.

Oscar Niemeyer


Asa das Canoas: Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta.

Oscar Niemeyer


Enfim, pude conviver com verdadeiros patriotas. Brizola, preocupado com a formação das crianças, levou adiante o projeto de Darcy de construir os CIEPs. Do ponto de vista da Arquitetura, os CIEPs não tinham importância. Do ponto de vista social, tinham. Hoje estão por aí, abandonados.

Oscar Niemeyer


Catedral de Brasília: Na Catedral, por exemplo, evitei as soluções usuais das velhas catedrais escuras, lembrando pecado. E, ao contrário, fiz escura a galeria de acesso à nave, e esta, toda iluminada, colorida, voltada com seus belos vitrais transparentes para os espaços infinitos.

Oscar Niemeyer


Costumo dizer aos estudantes de Arquitetura que não basta sair da escola para ser bom profissional. O sujeito tem de se abrir para o mundo e não ficar atrás da visão estreita dos especialistas.

Oscar Niemeyer


Há o pessimismo que bate quando estou sozinho e penso no mundo. Mas se é para ir a uma festa em que há mulheres bonitas, o pessimismo desaparece. A vida está correndo. Tenho momentos de tristeza, de prazer, de saudade... Faz parte.

Oscar Niemeyer