Para a tia

É mesmo muita sorte poder desejar um feliz aniversário a uma tia tão maravilhosa quanto a senhora! Às vezes, acho que a mãe chega a ficar com ciúmes ao perceber a minha identificação consigo e a maneira tão especial e carinhosa que uso para me referir a si.

Mais do que minha tia, é minha amiga! Sabe aconselhar-me sem os vícios próprios e característicos das mães… sabe avaliar as situações de um ângulo diferente, mais aberto, mais propício ao diálogo e à exposição dos diversos pontos de vista, sabe entender o meu desejo de liberdade e faz-me perceber, sem usar de sentimentalismo barato, que eu realmente preciso de dar atenção às coisas que a mãe me pede, me solicita e quase me implora, como, por exemplo, que eu telefone quando vou chegar mais tarde.

A tia nem sempre toma o meu partido.

Nem sempre “abraça a minha causa”, mas está sempre disposta a contemporizar para que as diferenças entre mim e ela se reduzam… a tia está sempre pronta a fazer com que todos fumem o “cachimbo da paz”, porque é mesmo “do bem”, e não há ser humano que não possa perceber isso ao primeiro contacto consigo.

A tia é muito “porreira”! Mesmo! De verdade! Quero que saiba que a amo e que lhe desejo o dia de aniversário mais alegre e feliz do planeta. Simplesmente porque a tia o merece!

Comentários