Sobre a Páscoa

A páscoa é um evento cristão em comemoração à ressurreição de Cristo, é considerada a maior celebração religiosa.

Como Cristo renasceu, acredita-se que todos nós teremos vida eterna.

Na Sexta-feira Santa, Jesus Cristo foi crucificado e morto por soldados romanos após sofrer fortes espancamentos. O caminho pelo qual Jesus passou carregando sua própria cruz é conhecido como via sacra. Existem alguns símbolos que marcam a comemoração da páscoa e apresentam um significado específico. Os principais são: o cordeiro, o sino, o círio pascal, o girassol, o pão e o vinho e a colomba pascal.

O cordeiro foi sacrificado em homenagem à libertação do povo de Deus, os hebreus, pois fugiram do Egito onde eram escravizados. Moisés sacrificou um animal para representar o sacrifício de seu povo durante vários anos. Para os Cristãos, o cordeiro representa Jesus Cristo, crucificado e sacrificado por nossos pecados.

Como muitas igrejas possuem sinos, este também tornou-se um símbolo da páscoa, pois seu som festivo anuncia o ressurgimento de Jesus, sua ressurreição no domingo de páscoa.

O círio pascal é uma vela acesa, que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina nossos caminhos e nossas vidas, tendo Ele ressuscitado das trevas.

No círio pascal aparecem os símbolos alfa e ômega, demonstrando que Deus é o princípio e o fim de tudo.

O girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor segue a luz do sol, onde quer que o sol esteja a flor está voltada para o seu lado.

O pão e o vinho tornaram-se figuras importantes na páscoa, pois Jesus sabia que passaria por todo aquele sofrimento e que morreria na cruz.

Assim, chamou seus discípulos e fez a santa ceia, oferecendo pão e vinho para eles. O evangelho segundo Lucas explica essa passagem: “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: isto é o meu corpo oferecido por vós. fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: este é o cálice da Nova Aliança [ou Novo Pacto] do meu sangue derramado em favor de vós.” (Lucas 22:19-20).

Esses elementos passaram a ser considerados como o corpo e o sangue de Cristo em busca da vida eterna.

A colomba pascal é um pão no formato de uma pomba, criado por um confeiteiro do norte na Itália, representa a vinda do Espírito Santo sobre os povos cristãos, além de ser um símbolo de paz, que representa a paz em Cristo.

0
Mensagens relacionadas
Feliz Páscoa amor
Nesta Páscoa… Abra o seu coração… E deixe que a fé e o amor façam eterna moradia. A Páscoa...
Boa Páscoa
A todos vocês, que durante todo o ano me fazem reencontrar o significado de viver, apesar das múltiplas dores...
Origem do ovo de chocolate na Páscoa
O ovo é considerado a mais perfeita embalagem natural. Em diversas culturas também simboliza o começo do universo. Os...
Páscoa tempo de partilhar
Páscoa é libertação, é amor e renovação da fé, em Nosso Senhor. Ele, sua vida nos deu demonstrando seu...