Pai e filho

– Que queres filho? Procuras-me com tanta insistência.

– Quero riquezas, meu Pai. Desejo possuir largos cabedais, muitas fazendas, ouro e prata. Aspiro a ser um Creso.

– Dar-te-ei o que pretendes, filho. porém, previno-te de que de novo me buscarás, porque não te sentirás satisfeito.

– Aqui estou, filho, que desejas de mim, uma vez que me buscas com tanto interesse?

– Quero saúde, força, vigor físico, resistência. Invejo os Hércules, os Ursos, os Titãs.

– Terás o que solicitas de mim, filho. Não obstante advirto-te: de novo me procurarás, porque não te sentirás satisfeito

– Eis-me aqui, filho. Porque estás assim aflito e me chamas com tamanha impaciência?

– Pai, tenho sede de domínio, de poder, de autoridade. Meu desejo é governar, é conquistar reinos, dominar nações, imperando sobre povos e raças. Tenho por modelos – Napoleão e Júlio César.

– Será deferida a tua petição, filho. Contudo, permite que te observe: de novo me demandarás, porque não te sentirás satisfeito.

– Porque bates assim sofregamente nos tabernáculos eternos, filho? Sossega, acalma-te e fala.

– Pai, sou ávido de glórias. a fama me fascina, a notoriedade me arrebata. Nenhuma alegria terei, enquanto não lograr este meu intento. Quero perceber sobre a fronte a coroa de louros que ostentaram os sábios, os grandes poetas, os escritores célebres. Anelo ser Camões, Cícero, Hipócrates.

– Serás atendido, alcançando o que tanto ambicionas. Todavia, aviso-te de que de novo voltarás à minha procura, por isso não te sentirás satisfeito.

– Aqui estou, filho, pede o que desejas, dizei o que pretendes de mim.

– Pai, quero amar e ser amado. Sinto incontido anseio de expandir o meu coração. Vejo-me constrangido em uma atmosfera asfixiante. Meu sonho é amar amplamente, incomensuravelmente. Meu maior desejo é sentir palpitar em mim a vida de todos os seres. Quero amar com toda a capacidade do meu coração, assim como os pulmões sadios respiram na floresta, nos montes, nos campos e nos bosques! Meu ideal, Pai, é o Filho de Maria, o Profeta de Nazaré, aquele que morreu na cruz por amor da Humanidade.

– Sê bendito, meu filho. Terás aquilo a que tão sabiamente aspiras. Não me procurarás mais, porque sentirás em ti a plenitude da vida: de ora em diante serás uno comigo…

Comentários