Lapso na manutenção

Um comitê de cinco membros da força aérea americana concluíra sua investigação da queda de um F-117A. Mais conhecido como “caça”, um desses jatos moderníssimos literalmente desmanchou-se no céu no dia 14 de setembro de 1997. O piloto ejetou o banco e desceu de paraquedas. Ninguém na área residencial em Baltimore, onde o avião caiu, sofreu qualquer dano.

Esse avião fora consertado e meticulosamente revisado em janeiro de 1996. Parte dessa manutenção incluiu a remoção e reinstalação das asas. Os inspetores ao que tudo indicava, deixaram de instalar quatro dos cinco parafusos que prendem parte da asa. Dois outros inspetores que vistoriaram a aeronave posteriormente não perceberam o erro. Uma dessas vistorias foi feita justamente quando um piloto avisou que a asa estava com “movimento” demais.

O coronel John Beard, chefe do júri declarou:
– Ao meu parecer, a causa desse acidente foi um lapso na manutenção.

Devido à falta de quatro parafusos, um caça no valor de 42 milhões de dólares foi ao chão. Por causa de uma revisão mal feita, um piloto quase perdeu a vida. Devido a “lapsos” assim, dezenas de pessoas em terra correram risco. Aparentemente foi um preço extremamente alto para algo tão simples como apenas quatro parafusos.

Coisas assim ocorrem o tempo todo. Uma empresa quebra porque não se mantém a par das pesquisas de mercado ou do desenvolvimento de produtos. Uma carreira outrora promissora se desfaz porque o atleta é genioso ou porque um executivo júnior comete uma falta ética.

E o que é mais triste, todos nós já vimos casamentos que não deram certo devido a “lapsos na manutenção” por parte de um ou de ambos os cônjuges. – Ou ele não dava atenção a ela ou ela não demonstrava interesse nele. Ah, em algumas ocasiões houve sinais de problemas, mas eles não deram a devida atenção de modo a repararem o relacionamento. Um dia o casamento se desfez, mutilando os dois adultos e os filhos.

E a sua vida espiritual? Um coração com boa revisão e manutenção é amoroso, alegre e sempre perdoa. Ele fala a verdade e vive honradamente.

Seria sensato começar esta semana verificando o registro de revisões. Seja meticuloso. Vire todas as pedras, e enfrente os problemas com ousadia. Deus quer que você voe, não que caia e se desmanche.

Comentários