O seu valor

Assistia um treinamento e o orador procurava demonstrar para uma pessoa que tinha sofrido abusos psíquicos e físicos que isso pertencia ao passado.
– Agora é necessário vivermos o presente, projetarmos o nosso futuro, sem permitirmos que esta ação, passada, interfira demasiadamente no dia a dia.

Usou de um exemplo interessante. Pegou uma nota de R$ 50,00 amassou, jogou no chão e pediu para que uma pessoa no treinamento pisasse a nota. Pulasse em cima dela, chutasse para longe. Cometesse as piores ações físicas. Isso feito, o orador pegou a nota e perguntou:

– Depois de tudo o que fizemos, quanto vale esta nota?
– Cinquenta reais, respondeu a moça.
– Você é esta nota. Sofreu várias agressões, mas não perdeu o seu valor… Disse o orador.

O treinamento continuou.

Este exemplo ficou gravado em minha memória. A moça que recebeu as atenções vive normalmente sem demonstrar as sequelas que a acompanhavam. Claro que o treinamento não se resumiu nesta ação exclusiva, muito mais foi feito para ajuda-la.

Uma ação semelhante que me vem à memória diz respeito às pessoas que se irritam com facilidade e que possuem a grande capacidade de reconhecerem que erraram. Isso é bom.

Um dia, recebi a seguinte mensagem:
– Imagine uma folha de papel. Amasse-a. Tente recompô-la. Ela permanece uma folha, mas jamais vai voltar ao seu estado anterior. Você não vai conseguir desamassá-la. Assim é o seu coração.

Assim é o coração das pessoas. Uma vez amassado ele jamais volta a ser o mesmo. Estamos aqui para aprendermos e precisamos ter consciência de que esta vida nada mais é do que um piscar de olhos frente à eternidade.

Mensagens relacionadas
O que aprendi na vida
Perdi pessoas que eu achava que não viveria sem e ganhei pessoas que eu nunca imaginei que entrariam em...
Esconder-se em máscaras
Quem precisa de máscaras? O palhaço que colore o rosto para poder fazer rir seu semelhante, por que se...
Não se pode alterar
Certo homem empreendeu uma longa viagem. Chegando ao destino, ali ele se demorou na solução de vários negócios. Nesse...
O amor de uma criança
Uma noite, quando voltei do trabalho, minhas duas crianças estavam ocupadas na máquina de costura. Minha filha de onze...