A ladeira da rua Columbia

– Não, de novo! Gemeu Ricardo no final de uma tarde ocupada. – Eu entreguei mantimentos à Sra. Marta esta manhã.

– Sinto muito, Ricardo, mas ela se esqueceu de alguns itens, disse o Sr. Carlos, dono da mercearia.

– Mas ela mora no alto da ladeira da rua Columbia! Reclamou Ricardo. – Aquilo é terrível, tenho que subir empurrando a bicicleta.

– Eu sei, Sr. Carlos respondeu, – mas ela é uma de nossas melhores clientes. Além disso, nós somos a única mercearia que oferece entrega grátis por estas bandas.

Ricardo parecia zangado enquanto colocava os mantimentos na cesta de sua bicicleta. No inicio da ladeira, ele inspirou profundamente e pedalou furiosamente. No meio da subida, ele desceu da bicicleta e a empurrou pelo resto do caminho. Depois de entregar o pedido a uma agradecida Sra. Marta, ele despencou ladeira abaixo e foi para casa.

Durante o jantar naquela noite, Ricardo estava excepcionalmente quieto.

– Cansado, filho? Perguntou seu pai.

Ricardo apenas sacudiu a cabeça, concordando.

– Sabe, pai, ele disse, estou pensando em desistir deste meu trabalho de entregas aos sábados.

– Por quê isso? Perguntou seu pai. Achei que você estava gostando.

– E gosto, exceto pela ladeira da rua Columbia, disse Ricardo. Tive que subir duas vezes hoje.

– Bem, não decida-se rápido demais, disse seu pai. Acho que encarar e conquistar a subida da ladeira da rua Columbia vai lhe ajudar a estar preparado para encarar outras ‘ladeiras da rua Columbia’ que virão pela vida.

Ricardo rosnou.

– Outras! Eu não acredito que haja outras iguais, pelo menos espero que não. E se houver, espero que eu nunca tenha que subi-la de bicicleta!

O pai sorriu.

– Por outras ‘ladeiras da rua Columbia’, eu quero dizer que outros problemas você encarará na vida, disse. A ladeira da rua Columbia é o seu grande problema do agora e o único meio de resolver é subi-la. Fazer isso ao invés de fugir vai fortalecê-lo fisicamente. E também vai lhe ensinar que o único meio de resolver outras ‘ladeiras da rua Columbia’ – os seus outros grandes problemas – será pedindo ajuda à Deus e encarando-os diretamente, com sinceridade e honestidade, em vez de tentar fugir deles. E quando você faz isso, você cresce… Moralmente e espiritualmente.

Comentários