O trem da vida

“Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina na mão…”. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho.… Em um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas. Pesa demais….

Então você pode escolher: ficar sentado à beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem, ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar? Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro….

Amizade…. Nossa! Tem bastante e curioso…, não pesa nada. Mas tem algo pesado…. Você faz força para tirar…. É a raiva, como ela pesa. Ai você começa a tirar, tirar e aparecem à incompreensão, o medo, o pessimismo…. Nesse momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala…. mas você puxa-o para fora com toda a força e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de sua bagagem…. Pula para fora outro sorriso e mais outro, e ai sai a felicidade…. Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira para fora a tristeza…. Agora você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar bastante…. Procure então o resto: força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bem humor…. Tira a preocupação também, e deixa de lado. Depois você pensa o que fazer com ela.… Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!

Agora é com você…. E não se esqueça de fazer isso mais vezes…, pois o caminho é muito, muito longo.

Comentários