O homem com uma perna só

Começo a me perguntar por que recebo oportunidades de testemunhar tantas coisas incríveis. Interrogo-me por que tantas pessoas maravilhosas vêm em minha vida tão frequentemente deixando-me cheio de esperança e inspiração.

Fomos à feira na última sexta-feira. Enquanto dávamos nossas voltas ao redor das barracas, nós poderíamos ter parado em uns cem lugares diferentes para olhar os trabalhos de artesanato, para comer algo, fazer umas pequenas compras ou poderíamos ter decidido nos sentar por um instante somente para observar as pessoas indo e vindo. Nós não o fizemos, ainda bem…

Pude ver um homem subindo uma parede. Estas paredes altas com bordas e rochas encravadas para permitir que alguém habilidoso ou tolo suba até o topo. Quem consegue, pode apertar um botão e zumbir o mundo em celebração.

Eu já tinha visto aquele homem antes, mas agora era diferente. Aquele “escalador” tinha apenas uma perna.

Acabara de começar. Uma multidão se formou para observá-lo. Existem três níveis de habilidade para escolher. Ele tinha escolhido o nível médio. Os níveis são determinados pela distância entre as bordas e rochas. Cada participante é preso à um sistema de cordas e roldanas como prevenção contra uma queda ao chão.

De repente, à sua esquerda, um menino começou sua própria escalada. Em total contraste a este homem meio envelhecido, o destemido menino rapidamente moveu-se até o topo.

“Buzzzzzzz!” Celebrou enquanto descia aos braços abertos de seus pais orgulhosos.

Agora, pertinho de sua meta, aquele homem incrível deu uma pausa. Imaginei a dor e angústia que ele experimentava naquele momento.

Finalmente, à um palmo da campainha, ele fez um valente esforço para deixar a mão ir, enquanto equilibrava-se em uma perna.

Como em câmara lenta, todos ofegamos ao mesmo tempo quando à poucos centímetros de tocar a campainha, ele caiu, lentamente levado ao chão pelas cordas.

Ele estava exausto. Podia-se ver a decepção no seu rosto. Mas ele não fracassou. Eu não posso entender por quê ele achava ter fracassado. Eu ouvi, juro que ouvi. A campainha tocou doce e claro na minha cabeça e ecoou por todo o céu.

Tudo o que fez tornou-o um vencedor. O fato de ele achar que poderia fazer aquilo, a realidade que ele começou, o momento que ele começou e a verdade inegável que ele chegou ao topo com uma perna, fez dele o maior vencedor entre todos.

Todo o mundo antes dele e todo o mundo depois dele realizou um grande feito por fazer o que qualquer homem ou mulher com o corpo saudável podem fazer.

Mas ele fez com apenas uma perna!

Agora, meu amigo, que coisas gloriosas e grandiosas você pode realizar com tudo o que você tem para enfrentar o desafio?

O homem com uma só perna encarou sua montanha. Observei enquanto subia e sei que você pode fazê-lo como ele o fez: determinação e um passo de cada vez.

Comentários