20 presentes indispensáveis para seu filho

É claro que toda criança gosta de presentes. Seja em qualquer data comemorativa, um brinquedo ou uma roupinha nova são sempre bem-vindos. Mas, o que será que uma criança leva de todos estes mimos? Serão estas as coisas que marcarão para sempre a sua infância?

Você, como alguém que já deixou de brincar há algum tempo, tente lembrar dos momentos mais importantes daquele período. O que você vê? Mais brinquedos ou mais momentos de amor e carinho? Certamente, alguns presentes foram inesquecíveis e hoje ainda fazem parte da sua memória, porém, todo afeto e atenção que recebeu, estes sim foram os mimos indispensáveis para fazer da sua infância uma época especial.

Sendo assim, aqui vai uma lista de coisas indispensáveis para presentear o seu filho:

1. Arte

criancas-arte

Permita que seu filho tenha contato com, pelo menos, uma vertente artística. Além de estimular a imaginação, a arte é ótima para desenvolver sua capacidade de criação, do “faça você mesmo” e habilidades autodidatas.

2. Senso de justiça

criancas-senso-de-justica

É importante que seu filho saiba que, nem sempre, o mundo será justo. Mas, se houver alguma situação em que esta condição pode ser alterada, que ele saiba reagir para que injustiça não se torne uma constante.

3. Gratidão

criancas-gratidao

É muito bom ambicionar novas coisas, querer sempre mais, mas é realmente importante ser grato e estar satisfeito com tudo que tem.

4. Afirmação

criancas-afirmacao

Seja firme com seus filhos, principalmente nos dizeres. Sempre relembre-os com afirmações do quanto são importantes e os valoriza.

5. Determinação

criancas-determinacao

Mostre-os a importância de serem determinados. Disciplina para buscar o que desejam e persistência para não desistirem.

6. Desafios

criancas-desafio

Apresente-os aos desafios. Estimule a curiosidade para que sempre queiram ir mais além e os incentive à aproveitar as oportunidades que a vida oferecer.

7. Incentivo

criancas-incentivo

Muito relacionado aos desafios, é importante que seus filhos sejam encorajados à trilharem rumo ao desconhecido. Apoie seus sonhos para que sigam com pensamentos positivos e muito otimismo.

8. Fidelidade

criancas-fidelidade

Um dos principais valores que podemos ensinar é, sem dúvidas, a fidelidade. Demonstre respeito ao seu companheiro(a) e ao seu filho e, desta forma, o ensinará a ser fiel e a valorizar esta união.

9. Generosidade

crianças-generosidade

Assim como a fidelidade, a generosidade também é um ótimo presente. Ensine seu filho a olhar para os outros e a se preocupar com o próximo. Desenvolver a compaixão o tornará um adulto mais humano.

10. Ser positivo

criancas-ser-positivo

Dificuldades vem e vão, e por isso, é importante que seu filho consiga manter o foco. Ensine-o a vê-las de maneira positiva e a jamais perder as esperanças, afinal, as adversidades nos traz aprendizados e nos faz mais fortes.

11. Carinho

criancas-carinho

E não há presente melhor do que o afeto. Encha seu filho de abraços e beijos, lhe ofereça colo e demonstre o quanto seu coração transborda de amor e ternura.

12. Amor

criancas-amor

Em tudo que fizer, coloque amor. E diga que o ama pelo menos uma vez ao dia.

13. Cuidar dentro e fora de casa

criancas-cuidar-dentro-e-fora-de-casa

Ensine a criança a cuidar do ambiente e do mundo em que vive. Além de guardar brinquedos e arrumar a cama, é importante que ela saiba preservar a natureza para tornar-se uma cidadã mais consciente.

14. Liberdade para asneirar

criancas-liberdade-para-asneirar

Deixe-a livre para falar ou fazer besteiras. Crianças aprendem com seus erros e, explorar a linha tênue do certo e errado fará com que desenvolvam seu caráter e personalidade.

15. Orgulho

criancas-orgulho

Comemore cada conquista de seu filho e demonstre-se orgulhoso por isso. Assim, a criança se tornará mais autoconfiante, com uma autoestima elevada e passará a respeitar seus valores.

16. Espiritualidade

criancas-espiritualidade

É importante que a criança desenvolva, desde cedo, a sua fé. Independente da religião, a crença em algo maior nos faz mais firmes e positivos para as situações de dificuldade.

17. Tempo

criancas-tempo

Mesmo com a correria do dia a dia, dedique um tempo ao seu filho. Seja para fazerem as refeições juntos, para brincarem ou apenas conversarem sobre o que ele aprendeu na escola. Ter essa atenção exclusiva o fará se sentir ainda mais amado.

18. Singularidade

criancas-singularidade

É ainda na infância que as crianças começam a adquirir suas peculiaridades. Valorize cada sinal de personalidade de seu filho, ajude-o a se descobrir e o estimule em suas diferenças. Isso é o que o torna especial.

19. Hábito de aprender

criancas-habito-de-aprender

Não apenas na escola, seu filho deve aprender também em casa. Instigue-o à fazer perguntas, a explorar outros assuntos e a descobrir coisas novas. Assim, desenvolverá uma criança mais curiosa e apta à aprender, até mesmo com os erros.

20. Casa acolhedora

criancas-casa-acolhedora

Por fim, mas não menos importante, ofereça um ambiente acolhedor, de muita paz, conforto e equilíbrio. São as condições ideais para que sua casa se torne o melhor lugar do mundo para seu filho.

Ficou fácil saber do que seu filho realmente precisa, concorda? E o melhor, você não vai pagar caro se decidir dar todos estes, afinal, não estão a venda em lugar algum. São presentes mais do que especiais: aqueles que vêm de dentro do coração, embrulhados de sentimentos e que a entrega só depende da gente.