Carpe Diem

Carpe diem significa “aproveite o dia”. São palavras do poeta romano Horácio (65-08 a.C.). Carpe diem nos estimula a despertar para o momento presente e a assumir as chances que a vida nos dá.

Entretanto, isso não é fácil. Para fazê-lo precisamos estar despertos e alertas. Saber quem somos, prestar atenção ao que está “rolando”, tanto dentro quanto fora de nós, e, assim, estar autoconsciente. Isso implica estarmos presentes ao momento atual, ao que estamos fazendo, observando atentamente o sentimento interior e, ao mesmo tempo, controlando as nossas reações às percepções e aos estímulos externos e, deles, aproveitando o útil e transformando o inútil.

Estar desperto é ver as inúmeras coisas que ocorrem no decorrer de nosso dia e rapidamente avaliar se elas são importantes ou não. É entrar em sintonia com os outros, com nós mesmos e com o meio em que vivemos. Estar desperto é um ato do agora. É o oposto de estar disperso e distraído.

O autoconhecimento nos ajuda a reunir os fios de nossas história pessoal e a recordar quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Ajuda a recordar quais são os nossos objetivos, ideais e sonhos. Estas são as nossas principais perguntas, e, mesmo que não consigamos respostas claras á todas elas, é vital que continuemos a recordá-las sempre, pois perdê-las é o mesmo que mudar o curso de nossas vidas.

Embora este aprendizado faça parte de todo o contexto da psicologia gnóstica, a reflexão acima também está contida no livro A essencial arte de parar, do Dr. David Kundtz, onde, segundo ele, “o principal objetivo de parar é garantir que, quando você vai em frente numa tarefa, numa decisão, em qualquer situação de sua vida, você siga na direção que realmente deseja, e que tenha, a cada momento, a capacidade de escolher o que é melhor para você e sua felicidade, porque, se não estivermos despertos e conscientes de quem somos e do que queremos, inevitavelmente, seremos levados de roldão pelo turbilhão dos acontecimentos desse nosso fastidioso cotidiano.”

Este é sem dúvida um grande método revolucionário,
Carpe diem…Quem sabe faz a hora…não espera acontecer…
Se entende com o medo…Se enche de esperança.
Vai e faz a sua parte.

Comentários