Dia da Bandeira

Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo Decreto nº 4, no dia 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório.

A bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, que foi no dia 15 de novembro de 1889. Assim como as demais bandeiras, cujas cores geralmente têm algum significado, a bandeira do Brasil tem as cores ligadas aos símbolos nacionais.

O nosso verde significa nossas matas e também traz à lembrança o primeiro objeto que funcionou como bandeira: os ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude de alegria.ban

O nosso amarelo representa a riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro. Uma interpretação mais poética faz com que imaginemos o amarelo como o sol que brilha em nosso céu, astro que garante as condições da sobrevivência humana. O azul significa o nosso céu e também uma homenagem à Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil.

O branco simboliza a paz, incluindo os brasileiros aos povos que enxergam Deus como plenitude do ser e do poder, assim como o branco é a plenitude das cores.
Além de todas essas cores, a bandeira brasileira tem 27 estrelas que correspondem às 26 unidades federativas brasileiras e o Distrito Federal. Na faixa que corta a bandeira nacional estão escritas as palavras “Ordem e Progresso”. Isso significa decisão e visão clara dos problemas da pátria e também meta de ascensão para os homens de valor.

0
Mensagens relacionadas
Índios do Brasil
Somos filhos da terra cor de urucum. Dos sons do igarapé e da força do jatobá. Das águas do...
Mensagem para amigo formando
Por acreditar que este dia chegaria você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho. Por seus...
Livros e amigos
Devemos buscar amigos como buscamos livros. Acertar na procura. Não exija que sejam muitos, mas que sejam bons. Não...
Prezados estudantes
A cada ano, de energia renovada e cheios de esperança, nos preparamos para, de alguma forma, auxiliarmos na transformação...